[14/04/10]
Direção do Sintero aguarda decisão das assembléias das regionais. 7 Regionais decidiram suspender a greve
Desde que iniciaram a avaliação da proposta do governo, os trabalhadores em educação de sete regionais decidiram suspender a greve. São elas: Regional Norte, Regional Mamoré, Regional Rio Machado, Regional Guaporé, Regional Centro I, Regional Centro II e Regional Apidiá.
Na Regional Cone Sul os trabalhadores de Cerejeiras e Colorado D'Oeste também decidiram suspender a greve.
Até a tarde desta quarta-feira os trabalhadores em educação das regionais Estanho, Café, Mata e da cidade de Vilhena estão decididos a manter a greve.
A direção do Sintero esclarece que a decisão de suspender a greve ou de manter o movimento, é exclusivamente dos trabalhadores em educação.
Os diretores do Sintero, em nenhum momento, declararam a greve encerrada.
Todas as etapas foram cumpridas pela diretoria do sindicato, ou seja: foram realizadas quatro reuniões com o governo, sendo uma com o governador Caúla e três com a Procuradoria do Estado e com a Seduc. O governo apresentou uma proposta que foi levada pela direção do Sintero à categoria.
Parte dos trabalhadores decidiram aceitar a proposta e suspender a greve, enquanto outra parcela preferia manter a greve.
Todas as etapas foram cumpridas com transparência, tendo, inclusive, a participação de representantes das regionais e da base.
Em todas as regionais onde o movimento foi suspenso, a decisão foi da maioria dos presentes. Sendo assim, cabe à direção do Sintero aceitar a decisão e cumprir o que for aprovado em assembléia.
inzas de vulcão islandês forçam cancelamento de 15% dos voos na Europa
Cerca de 15% dos voos na Europa foram cancelados nesta quinta-feira por uma nuvem de cinzas expelida durante a erupção de um vulcão subterrâneo sob a geleira Eyjafjälla, no sul da Islândia, informou a Agência Europeia para a Segurança na Navegação Aérea (Eurocontrol).
AP |
|
Vulcão em errupção na Islândia
|
Um incidente quase igual ocorreu em 15 de dezembro de 1989, quando o voo 867 da KLM, que seguia de Amsterdã para Anchorage, no Alasca, voou por uma nuvem de fumaça da erupção do Monte Redoubt, fazendo com que os quatro motores parassem.
Depois que o avião saiu da nuvem, a tripulação conseguiu reiniciar o motor e fazer um pouso seguro em Anchorage, mas o avião ficou gravemente danificado.
Fonte: Útimo Segundo
A nuvem de cinzas provocou o fechamento do espaço aéreo e o cancelamento da maioria dos voos na Grã-Bretanha e afetou os aeroportos de outros países do norte da Europa, causando atrasos e cancelamentos de voos até para o Brasil.
Nuvem de cinzas de vulcão na Islândia atrapalha o tráfego aéreo na Europa / AP
Pelo menos 1,3 mil voos operam desde ou para Heathrow todos os dias. Um voo da British Airways (BA247) que sairia de Londres e iria para Buenos Aires, com escala em São Paulo, foi cancelado.
Segundo o Serviço de Controle do Tráfego Aéreo Nacional (NATS), o espaço aéreo britânico permanecerá fechado "pelo menos" até as 6 horas de sexta-feira (3 horas em Brasília), com exceção dos voos de emergência.
O NATS adotou a medida após constatar que os ventos seguem na direção da Grã-Bretanha, ao sul, empurrando para a região as cinzas do vulcão. As restrições impostas podem ser ampliadas e será realizada uma nova estimativa às 19 horas locais (16 horas, Brasília) desta quinta-feira.
Milhares de passageiros foram afetados pela suspensão de todos os voos na Grã-Bretanha e só um pequeno número de aviões aterrissou e decolou antes da suspensão, às 10 horas locais (7 horas, Brasília).
Outras países atingidos
Além da Grã-Bretanha, o tráfego aéreo foi suspenso na Irlanda, Dinamarca, Noruega e Suécia, enquanto os espaços aéreos da Alemanha, Holanda e Bélgica serão fechados esta tarde, confirmou a Eurocontrol.
Todas as operações no aeroporto de Dublin, na Irlanda, foram canceladas. Os voos no aeroporto internacional de Belfast e no aeroporto George Best da capital da Irlanda do Norte também foram suspensos.
Segundo a Autoridade de Aviação Irlandesa (IAA, na sigla em inglês), parte do espaço aéreo nacional permanecerá fechada até as 19 horas locais (16 horas em Brasília).
Na Bélgica, desde as 9h30 (horário de Brasília) boa parte dos voos com destino ao norte permaneceram em terra enquanto o aeroporto de Zaventem, em Bruxelas, seguia aberto para o tráfego aéreo em direção ao sul, informou o secretário de Estado de Mobilidade, Etienne Schouppe.
Em seu site, o aeroporto de Zaventem indica que a medida será mantida pelo menos até às 17 horas de Brasília.
A Organização Internacional de Aviação Civil recomenda que não sejam prestados serviços de controle de tráfego aéreo a aeronaves em espaços aéreos afetados por cinza vulcânica.